[ editar artigo]

Almeida Advogados anuncia novo sócio para as áreas de Direito Ambiental, Minerário e Comércio Internacional

Almeida Advogados anuncia novo sócio para as áreas de Direito Ambiental, Minerário e Comércio Internacional

FONTE: ANÁLISE EDITORIAL

Almeida Advogados anuncia novo sócio para as áreas de Direito Ambiental, Minerário e Comércio Internacional

Guilherme Doval retorna ao escritório onde trabalhou de 2006 a 2013

Por Análise Editorial

9 de Fevereiro

Seguindo sua estratégia de reforço e expansão das atividades para 2021, o Almeida Advogados anunciou o retorno de Guilherme Doval como novo sócio e líder das áreas de Direito Ambiental, Minerário e Comércio Internacional. O profissional retorna ao escritório após quase sete anos se dedicando a outros projetos. Na opinião de Doval, o serviço jurídico de excelência necessita, muitas das vezes, de um conhecimento profundo sobre os negócios dos clientes, para que possam ser oferecidas soluções que façam sentido não apenas no ponto de vista jurídico, mas considerando as várias facetas de um empreendimento.

"Após seis anos atuando diretamente na indústria mineral em projetos Green Field, Brown Field, de recuperação ambiental, dentre outros, foi possível compreender de forma ímpar as sensibilidades do setor e certamente trago esta experiência para os novos trabalhos e para o escritório neste retorno", destaca Doval.

Graduado pela Faculdade Milton Campos, de Belo Horizonte, pós-graduado em Direito Tributário pelo CED e mestre em Direito da Tecnologia da Informação e Comunicações pela Universidade de Strathclyde, Doval lembra que entrou no escritório recém egresso da faculdade, instigado por uma banca extremamente dinâmica que permitia a possibilidade de trabalhar com excelentes clientes nacionais e internacionais. Segundo ele, a aposta de um jovem advogado em um jovem escritório era a oportunidade de crescer junto com a banca e assim foi. Em um intervalo de poucos anos, o profissional teve a chance de poder atuar em diferentes setores do Almeida Advogados.

Guilherme Doval é o novo sócio do Almeida Advogados (Imagem: Divulgação)Guilherme Doval é o novo sócio do Almeida Advogados (Imagem: Divulgação)

Agora, o grande desafio, na opinião de Doval, é ampliar a atuação do escritório na área ambiental, mineral e de Direito Internacional, fortalecendo esses setores que sempre estiveram presentes entre as atividades da banca. Nesta fase, com mais maturidade, o advogado deve agregar as experiências como cliente e a visão empresarial para aperfeiçoar ainda mais os trabalhos jurídicos.

Perguntado sobre as demandas das áreas ambiental, minerário e comércio internacional, Doval diz que a economia brasileira continua extremamente dependente de comodities, especialmente agrícolas e minerais, que vivem um momento positivo, gerando oportunidades e atraindo investimentos. Para ele, isso se reflete na balança comercial que, apesar de todos os pesares de 2020, tem mostrado contínuo crescimento e superávit, indicando que o comércio internacional continua no centro das atenções.

Cada vez mais, o fator ambiental ganha relevância na medida em que a necessidade de demonstrar a responsabilidade ambiental passa a ser demandada das empresas pelos consumidores, financiadores e diversos stakeholders do mercado. Segundo o advogado, a natural pressão do setor produtivo pela simplificação das normas ambientais permanecerá gerando alterações e aperfeiçoamentos legislativos, que por seu turno deverão continuar a busca pela eficiência em resguardar o meio ambiente. Na visão de Doval, é um equilíbrio sensível e que naturalmente leva tempo, o que continuará resultando em alterações normativas e contínuo aprimoramento das empresas em seus processos.

Ao final da entrevista, Doval frisa que turbulência é a palavra-chave, e em um escritório de advocacia full service existe um ótimo termômetro para isso: em momentos de bonança os setores consultivos, fusões e aquisições e negócios são muito demandados, enquanto que nos momentos de crise é o contencioso quem passa a ser mais acionado. Segundo Doval, após um primeiro semestre de incertezas e adaptações, percebeu um segundo semestre de rápida retomada de projetos, aquisições, parcerias e novos negócios. O advogado acredita que este movimento seguirá em 2021, com a consolidação de vários rearranjos de negócios em resposta a toda atipicidade vivida em 2020.

No Análise Advocacia, lançado em 2020, o escritório Almeida Advogados foi eleito Mais Admirado em dez especialidades do Direito, dois setores econômicos e no estado de São Paulo.

https://analise.com/mercado-em-movimento/almeida-advogados-anuncia-novo-socio-para-as-areas-de-direito-ambiental-minerario-e-comercio-internacional

Ler conteúdo completo
Indicados para você