[ editar artigo]

Eleições 2022: Juristas comentam os motivos que explicam o recorde de novos eleitores

Eleições 2022: Juristas comentam os motivos que explicam o recorde de novos eleitores

FONTE: AGÊNCIA ESTADO

ELEIÇÕES 2022: JURISTAS COMENTAM OS MOTIVOS QUE EXPLICAM O RECORDE DE NOVOS ELEITORES

Por Matheus Zúñiga

Imagem: TSE

São Paulo, 05/05/2022 - Com as eleições se aproximando, uma mobilização online massiva foi organizada nas redes sociais para convencer jovens de 16 a 18 anos a tirar o título de eleitor. Juristas de diversas firmas contaram ao Broadcast Político as suas opiniões quanto ao sucesso do movimento virtual.

Pensando no impacto da campanha, tanto em escala nacional e internacional, contando com publicações de celebridades como Anitta, Leonardo DiCaprio e Mark Ruffalo, Fernando Neisser, sócio da Neisser e Bernadelli Advocacia, comentou que “a campanha ampliou a conscientização quanto à importância do voto em uma faixa etária que, nos últimos anos, distanciou-se da política”. Para Neisser, isso é prova de um aumento na qualidade de comunicação do TSE. “Uma excelente notícia (para a justiça eleitoral), especialmente diante dos ataques que vem sofrendo das forças antidemocráticas", concluiu.

Belisário dos Santos Júnior, sócio da Rubens Naves Santos Jr. Advogados, concorda com Neisser quanto ao sucesso no desempenho por parte do TSE, relembrando como a adesão dos jovens no começo do ano para tirar o título era baixa, mas que agora conseguiu bateu um recorde de mais de 2 milhões de novos eleitores na faixa dos 16 e 17 anos. Se o cenário anterior continuasse até agora, Santos Júnior acredita que isso “poderia traduzir o que é fatal para qualquer nação: o desinteresse da juventude pelos rumos do país.”

Apesar da apatia que muitos têm sentido com a política nacional nos últimos anos, principalmente pela polarização, Fátima Cristina Pires Miranda, da Miranda e Aguiar Fernandes Advogados, acredita que os jovens agora estão mais motivados para quererem mudar os rumos do país. “Credita-se o recente engajamento dos jovens, também, a insatisfação com os atuais governos, o que deverá ensejar uma extraordinária e salutar renovação no parlamento”, declarou.

http://www.broadcast.com.br/cadernos/politico/?id=cGFLS2dPMnJKMkdHdmlpL1lsUGRtdz09

Ler conteúdo completo
Indicados para você