[ editar artigo]

Entidade brasileira quer fortalecer estudos da ética nas relações de empresas com governo

No próximo dia 11 de agosto o Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE) completa um ano de existência e pretende reforçar a proposta de fomentar o debate sobre as relações éticas entre empresas privadas e o setor público. 

Sem fins lucrativos, o IBDEE tem como proposta ser uma entidade independente, totalmente desvinculada de partidos, de grupos de interesse e funcionar como uma “think tank” brasileira, seguindo os modelos europeus e norte-americanos de entidades desse gênero, que atuam na produção e difusão de conhecimento sobre assuntos estratégicos, com vistas a influenciar transformações sociais, políticas, econômicas ou científicas. 

De acordo com o presidente do Instituto, Rodrigo Bertoccelli, o objetivo é gerar mais responsabilidade e ética empresarial nas relações do setor privado com os entes públicos. “O IBDEE se propõe a ser uma think tank no estudo do Direito com vistas à promoção da ética empresarial, pautando a sua atuação com rigor científico, pluralidade, independência, criatividade e respeito à ordem constitucional. Com esse norte, o IBDEE busca influenciar os agentes da nossa sociedade no sentido de um comportamento mais responsável, transparente e ético nos negócios”. 

Para a diretoria do IBDEE, é preciso pensar os temas da agenda do Brasil através de centros de conhecimento de forma independente, sem preconceitos e de forma plural, a fim de produzir e difundir conhecimentos estratégicos sobre assuntos importantes, sobre os quais as instâncias habituais (estados, associações de classe, universidades e empresas) não encontram insumos para pensar a realidade de maneira inovadora. “Os think tanks se apresentam como instrumentos capazes de permitir a junção da teoria com a prática, complementando o papel exercido pelas universidades que, tradicionalmente, priorizam a busca de conhecimentos dogmáticos e teóricos”, destaca Bertoccelli.

TAGS
Ler conteúdo completo
Indicados para você