[ editar artigo]

Manifesto do IASP sobre repatriação de recursos no exterior

SEGURANÇA JURÍDICA

O Instituto dos Advogados de São Paulo, em Sessão Conjunta de Diretoria e Conselho realizada em 28 de outubro de 2015, manifesta o apoio ao conceito contido no Projeto de Lei nº 2.960/2015 para regularização cambial e tributária de recursos, bens ou direitos de origem lícita não declarados ou domiciliados no Brasil. 

Todavia, entende que a redação da lei não atende à segurança jurídica para contemplar aqueles que possuem bens no exterior a partir de atividades lícitas. 

Ainda, não é concebível a inclusão de extinção de punibilidade de outros crimes além daqueles relacionados exclusivamente com a afronta à ordem tributária e os crimes de evasão de divisas e de lavagem de dinheiro, neste caso, apenas quando o crime antecedente for sonegação fiscal ou evasão. 

De outro lado, é imprescindível que a redação da lei seja modificada para que não haja apenas uma simples declaração de licitude dos bens, mas, também, obrigatoriamente, a apresentação de elementos indicativos da origem lícita dos mesmos como condição para usufruir do benefício pretendido pelo projeto de lei. 

José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro
Presidente

TAGS
Ler conteúdo completo
Indicados para você