[ editar artigo]

Relação de empresa com setor público é foco de novo instituto

Relação de empresa com setor público é foco de novo instituto

FONTE: DCI

Relação de empresa com setor público é foco de novo instituto

São Paulo - Fomentar o debate sobre as relações entre empresas e o setor público é objetivo do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE), que será lançado hoje por um grupo de professores da área.

O presidente da entidade, Rodrigo Bertoccelli, diz que uma das metas é dar subsídio para que os empresários se relacionem melhor com a administração pública. "O empresariado tem dificuldade. Vemos isso nas capas dos jornais todos os dias", afirma ele, em referência à operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Segundo ele, o instituto será inaugurado hoje já com sete comissões, divididas por áreas do direito, para a produção de conteúdo intelectual. Outro pilar da entidade é manter a pluralidade de seus membros, contemplando juízes, advogados, acadêmicos e integrantes também do Ministério Público.

As áreas de governança e compliance, em destaque no empresariado desde que em 2014 entrou em vigor a Lei Anticorrupção, também devem ser objetos de estudo da entidade, conta o presidente.

"Nós identificamos que a moralidade administrativa do poder público é uma temática que surge em vários ramos do Direito, no penal, no trabalhista, no administrativo. Todas essas áreas farão parte do instituto, mas considerando sempre este mesmo norte", comenta Bertoccelli.

Para inaugurar o IBDEE, o grupo promove um seminário de ética nas relações entre empresas e o poder público. Entre os presentes estarão Rodrigo de Grandis, procurador da República; Renato de Mello Jorge Silveira, vice-diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); Rafael Valim, professor de Direito Administrativo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); e Gilberto Bercovici, professor titular de Direito Econômico da USP.

"O desafio é contribuir para o fortalecimento das instituições, oferecendo análises isentas e com rigor científico, para aprofundar as discussões jurídicas", destaca o Bertoccelli.

Roberto Dumke

http://www.dci.com.br/legislacao-e-tributos/relacao-de-empresa-com-setor-publico-e-foco-de-novo-instituto-id487914.html

TAGS
Ler conteúdo completo
Indicados para você